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O que é Marketing Digital?

 




O que é Marketing Digital?


Já ouviu falar que estabelecer uma presença online é fundamental para o crescimento de qualquer tipo de empresa? Pois é, com o mundo conectado que temos hoje, é praticamente impossível comercializar seus produtos ou serviços sem usar o que chamamos de Marketing Digital.

A isso tudo chamamos de Marketing Digital todo o conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Surgido na década de 1990, o Marketing Digital mudou a maneira como as empresas utilizam a tecnologia na promoção de seus negócios. O termo tem se tornado mais popular à medida que as pessoas passaram a utilizar mais dispositivos digitais no processo de compra, seja para pesquisarem sobre os produtos, seja para realizar as compras em si.

Marketing Digital: um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Hoje a internet possibilita que o consumidor tenha um papel mais ativo nesse processo. Olhando para o resultado da pesquisa Digital 2022, publicada em parceria entre We Are Social e Hootsuite, podemos ver que no mundo já há quase 5 bilhões de pessoas que utilizam internet, um crescimento de 4% na comparação com o ano anterior, enquanto que 4,62 bilhões possuem perfis ativos em redes sociais, que representou um aumento de 10%.

Isso indica que o movimento focado no digital não para de avançar e ficar de fora dessa tendência é praticamente ficar para trás quando falamos da concorrência no mercado cada vez mais competitivo.

Outro indicativo importante na pesquisa é o tempo que o seu público passa online: são aproximadamente 7 horas por dia usando a internet.

Mas qual será o volume de pessoas que podem ser consideradas como público-alvo no contexto brasileiro? Olhando especificamente para os dados da pesquisa relacionados ao Brasil, vemos que já são mais de 165 milhões de usuários com acesso à internet, com um detalhe: nós passamos mais de 10 horas por dia conectados, ou seja, mais de 3 horas em relação a média global.

Dessa forma, fica claro que o caminho para vender mais e crescer está no uso de ações online. O desafio agora é como chegar até essa audiência de maneira relevante, que chame a atenção para as ofertas que sua empresa pode realizar.

Mas, apesar de parecer desafiador, o Marketing Digital é, na verdade, uma enorme oportunidade para as empresas reforçarem sua marca e multiplicarem suas oportunidades de negócio.

Além disso, inclui diversas frentes de atuação, como Marketing de Conteúdo, Email, Marketing, redes sociais, dentre outras, o que aumenta seu alcance e influência no processo de compra dos consumidores. Confira todos os detalhes a partir de agora!

Como fazer Marketing Digital

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias e técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

Marketing de Conteúdo;

Email Marketing;

Redes Sociais;

Otimização de Conversão – CRO;

Marketing de Busca – SEM.

Vamos detalhar cada uma delas a partir de agora, mostrando exemplos e conteúdos complementares para que possa se aprofundar em cada tema. Mas antes, precisamos falar de uma ferramenta tudo em um, que reúne os principais recursos de Marketing Digital em um só lugar para sua operação ser mais eficaz.

RD Station Marketing

O RD Station Marketing é a ferramenta de Automação de Marketing líder na América Latina. Com ela, é possível gerenciar todas as suas etapas do funil de Marketing e Vendas – da atração de visitantes à geração de oportunidades, passando pela gestão da sua base de contatos e o relacionamento com cada um deles. 

Em relação às estratégias de Marketing Digital, a ferramenta permite:

A criação, agendamento e monitoramento de conteúdo em redes sociais;

Construção de campanhas de Email Marketing com modelos prontos;

Geração de Leads através de Landing Pages de conteúdo;

Otimização de conteúdos para Mecanismos de Busca (SEO);

Construção de fluxos automatizados para criar uma experiência de comunicação personalizada, mas em escala.


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Como começar um negócio online

 




Como começar um negócio online?


Antes de apresentarmos as ideias de negócios online, é importante que você faça algumas considerações necessárias para melhorar suas chances de sucesso e diminuir os riscos.

 

Simplesmente ter uma ideia e criar um website para seu negócio não é o suficiente para que você consiga realmente atingir o sucesso que imagina. Para isso, é necessário ter um planejamento estratégico e considerar a sua realidade atual.

 

Estrutura digital e canais de vendas

Primeiramente, é importante ter as respostas para algumas perguntas-chave relacionadas à sua estrutura, presença e como seu negócio funcionará. A partir das ideias apresentadas neste artigo, você terá respostas como:

 

Quais serão seus canais de vendas?

Você precisará ter seu próprio website ou utilizará uma plataforma existente?

Em quais canais digitais você pretende anunciar seus produtos?

Quais sistemas, plataformas e ferramentas você precisará usar para empenhar seu trabalho e diferenciar-se da concorrência?

A resposta para cada uma dessas perguntas dependerá inteiramente do nicho de mercado de seu negócio online, assim como seu orçamento - o próximo ponto crítico.

Pensar em escalabilidade nada mais é que se perguntar qual patamar você deseja que seu negócio alcance a médio e longo prazo e quais estratégias de marketing e vendas você pretende empregar para atingir tais objetivos em seu negócio online.

 

Um ponto crítico relacionado à escalabilidade é o atendimento ao cliente. Inicialmente, você provavelmente será capaz de conversar e atender todos os consumidores e tirar suas dúvidas, mas a medida que conquistar mais clientes e alavancar sua marca online, será necessário escalar este setor - assim como ajustar processos - para manter seu padrão de qualidade.

É importante ter um planejamento a médio e longo prazo, considerando suas metas e objetivos para que saiba exatamente o que fazer a medida que adquirir mais clientes.

Público alvo

Por fim, mas definitivamente não menos importante, você precisa considerar qual será o seu público alvo.

Este aspecto será importantíssimo para que você possa decidir sua identidade visual e criar estratégias de marketing digital que realmente sejam capazes de engajar pessoas e tenha um conhecimento pleno sobre quem você estará atendendo.

Ideias de negócios online para começar

1. Criar uma loja virtual

A primeira opção de nossa lista é também uma das mais óbvias para quem está pensando em empreender e lançar seu próprio negócio digital.

2. Criar um Ecommerce B2B ou SaaS

Você também optar por criar um Ecommerce B2B (business to business) ou uma empresa que oferece SaaS (software as a service), ou seja, uma empresa que comercializa produtos, serviços ou sistemas para outras empresas.

3. Venda em marketplaces

Outra ideia para quem deseja vender online é a comercialização de produtos através de marketplaces.

Conheça alguns dos maiores marketplaces no Brasil são:

 

Mercado Livre;

Americanas;

Submarino;

Amazon;

Shoptime;

Netshoes;

Zattini;

Magazine Luiza;

Ponto Frio;

Extra;

4. Dropshipping

O dropshipping é uma modalidade de logística para negócios online. Ela vêm se tornando cada vez mais popular pois é mais acessível e apresenta baixos custos iniciais.

5. Agência de marketing digital

Caso não queira criar um negócio online para comercializar produtos, mas sim serviços em sua área de conhecimento e trabalhe com marketing digital, considere criar sua própria agência de marketing digital online.

6. Desenvolvimento de websites

Se você possui conhecimentos avançados em programação web e domina o trabalho de criar websites, existe um grande mercado online para este tipo de negócio online.

7. Desenvolvimento de software e de aplicativos mobile

Agora, se a sua área de conhecimento não é o desenvolvimento web, mas você domina o desenvolvimento de sistemas e aplicativos mobile, este é outro mercado que continua crescendo.

8. Marketing de afiliados

No mercado de afiliados, você se torna um vendedor de produtos, serviços e soluções já existentes. Seu papel como afiliado é promover tais produtos e gerar resultados para empresas que oferecem programas de afiliado.

 

9. Redator freelancer

Não poderíamos deixar de falar sobre a oportunidade de trabalhar como freelancer em nossa lista de ideias de negócios online.

10. Desenvolvedor de software freelancer

Além de serviços de redação de artigos e produção de conteúdo, você também pode se tornar um desenvolvedor freelancer e oferecer sua expertise online para empresas em busca de programadores, por exemplo.

11. Design gráfico freelancer

Você ficaria impressionado ao saber quantas pessoas buscam por designers gráficos para criar seus próprios materiais de marketing, assim como outros elementos visuais, como logos, identidade da marca, entre outros.

12. Tradutor freelancer

Fechando as ideias de negócios online relacionadas a freelancers, caso você domine múltiplas línguas ou até mesmo apenas o inglês, poderá encontrar trabalhos de tradução de conteúdo.

Enfim são inúmeras as possibilidades para iniciar um negocio online.

 

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Inovação tecnológica

 


O QUE É INOVAÇÃO TECNOLÓGICA?

A inovação tecnológica é a  inovação em processos e produtos por meio do desenvolvimento ou da implementação de uma nova tecnologia , a fim de otimizar o desempenho e os resultados.

 

A criação da máquina fotográfica digital, capaz de tirar fotografias com qualidade de imagem superior e sem a necessidade de filmes e revelação, é um exemplo de inovação tecnológica em produtos.

 

A criação de uma máquina fotográfica que é 100 gramas mais leve do que o modelo anterior e inclui uma funcionalidade de estabilização da imagem nova também.

 

Já o desenvolvimento de robôs para a logística do estoque, que são capazes de identificar os itens de um pedido e retirá-los nas prateleiras correspondentes, como é feito atualmente nos armazéns da Amazon, é um exemplo de inovação tecnológica em processos.

 

E a implementação de um software de controle de estoque, que permite acompanhar o consumo de cada item e planejar as compras da empresa, também.

 

Esses exemplos que você acabou de ver mostram que nem sempre  esse tipo de inovação consiste em uma grande ruptura com o que existia antes ; em muitos casos, ela é apenas uma melhoria em relação ao que já existia.

PORQUE INVESTIR EM INOVAÇÃO TECNOLÓGICA?

O motivo para investir nesse tipo de inovação é, simplesmente, sobrevivência . O mercado é altamente competitivo, e as empresas precisam inovar para proteger sua posição e ganhar mais espaço. Do contrário, elas são superadas por concorrentes com produtos melhores e processos mais eficientes.

 

É importante ter em mente que a inovação tecnológica é uma questão estratégica.

EXEMPLOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM PRODUTOS

Para as gerações mais jovens, elas podem parecer triviais; entretanto, cada uma delas contribuiu para a construção do modo de vida que temos hoje.

COMPUTADORES

Os primeiros computadores modernos surgiram durante a 2ª Guerra Mundial, desenvolvidos pela Marinha dos EUA, em parceria com a Universidade de Harvard. O Harvard Mark I ocupava um espaço de 120m³ e sua capacidade de processamento, embora fosse impressionante para a época, seria considerada muito limitada atualmente: ele precisava de três segundos para multiplicar dois números de dez dígitos.

 

O primeiro computador pessoal, Kenbak-1, apareceu cerca de trinta anos depois, em 1971. Em 1976, Steve Jobs e Steve Wozniak desenvolveram o Apple I. Nos anos seguintes, os computadores pessoais passaram por inúmeras inovações incrementais, ficando cada vez menores, mais leves, mais potentes e com design mais atrativo. 

 

SISTEMAS OPERACIONAIS

Sem dúvidas, o computador é uma inovação tecnológica importantíssima. No entanto, talvez ele não tivesse conseguido transformar o mundo da forma que o fez se não fosse por outra inovação: os sistemas operacionais.

 

Antes, os computadores eram operados por chaves, que deviam ser ligadas e desligadas para ativar certas funções. Entre 1955 e 1965, surgiram os sistemas em lote, que usavam cartões perfurados para operar os computadores. Depois, até os anos 1970, a inovação foram os sistemas por linha de comando. Finalmente, a partir da década de 1980, surgiram os sistemas com interface gráfica, como conhecemos hoje.

 

INTERNET

A internet foi criada durante o período da Guerra Fria, como uma solução para troca e compartilhamento de informações militares sigilosas. A versão primitiva da internet foi a ARPANET, criada pela Advanced Research Projects Agency (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada).

 

Após o fim da Guerra Fria, esse projeto foi levado adiante, com uma perspectiva de uso mais geral para a comunicação. Assim, em 1992, Tim Berners-Lee desenvolveu a World Wide Web. Em cerca de dez anos, até 2003, mais de 600 milhões de pessoas já estavam conectadas à rede.

 

GPS

O GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global, é mais uma das inovações tecnológicas que mudaram o mundo e começaram com um propósito militar. Ele foi desenvolvido como parte de um programa do Departamento de Defesa dos EUA, que custou US$ 10 bilhões.

 

O primeiro teste de um receptor ocorreu em 1982. O sistema se tornou totalmente operacional em 1995. Hoje, além de ser adotado em aplicativos para navegação, ele tem muitas outras finalidades; cientistas, por exemplo, utilizam o sistema para registrar com máxima precisão quando e onde uma determinada amostra foi recolhida.

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A inteligência artificial é uma das inovações tecnológicas que deram um grande salto durante a 2ª Guerra Mundial.

 

Em 1943, foi publicado o primeiro artigo a falar sobre redes neurais, produzido por Warren McCulloch e Walter Pitts. Em 1950, Claude Shannon publicou um artigo sobre como programar uma máquina para jogar xadrez. No mesmo ano, Alan Turing desenvolveu seu famoso teste para determinar se uma máquina consegue se fazer passar por um humano durante uma conversa.

 

Em 1956, ocorreu a Conferência de Dartmouth, considerada marco principal do desenvolvimento de inteligência artificial. Apenas dois anos depois, em 1958, surgiu a linguagem de programação Lisp, que se tornou padrão para sistemas de IA. Em 1959, Arthur Samuel, engenheiro do MIT, usou o termo “machine learning”, ou “aprendizado de máquina”, pela primeira vez.

 

Hoje, encontramos a inteligência artificial aplicada de várias formas: assistentes virtuais como Alexa e Siri, veículos autônomos, casas inteligentes, entre outras.

Em geral, pensamos em inovação tecnológica sempre como o desenvolvimento de novos produtos. Ninguém tem dúvidas de que esses exemplos que acabamos de ver foram inovações tecnológicas.

 

No entanto, quando uma empresa faz uma melhoria no seu processo utilizando uma tecnologia, mesmo sem realizar grandes rupturas, ela também está inovando. Essa dinâmica se aplica a qualquer tipo de produto. Como vimos, a inovação também pode ser incremental.

 

Mesmo que, em muitos casos, os clientes nunca vejam as inovações nos processos internos da empresa, elas podem ter um forte impacto no negócio. Elas trazem um ganho de eficiência e produtividade que se reflete, direta ou indiretamente, no desempenho financeiro.


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O que é empreendedorismo?

 



Ao inovar e solucionar problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade, o empreendedorismo promove um grande desenvolvimento.

 

O exemplo de empreendedoras e empreendedores é fonte de inspiração para fazer mais e melhor. Quanto maior o sonho, maior a disposição para enfrentar obstáculos dentro do empreendedorismo. Dessa forma, o empreendedorismo pode estar latente ou manifestado de diferentes formas.

O empreendedorismo nas pessoas

Há pessoas com um forte espírito empreendedor que o exercem em diferentes lugares e situações. Em casa, quando decidem fazer uma reforma que otimize o espaço. Na empresa em que trabalham, quando um projeto precisa ser levado adiante. Ou, na vida, quando chega o momento de mudar.

 

Outras aplicam todo esse potencial em um novo negócio – do tamanho que seja, contribuem gerando empregos para sua comunidade, gerando renda para a economia local, e solucionam uma demanda por meio da inovação.

 

Além disso, existem ainda pessoas que fazem desse negócio algo muito maior. São empreendedoras e empreendedores de alto impacto, que transformam sonhos grandes em iniciativas de alto impacto, revolucionam seus mercados, crescem e fazem crescer, sem pegar atalhos e servindo de exemplo para gerações futuras.

O perfil de quem empreende

Embora cada empreendedora ou empreendedor seja uma pessoa diferente, há algumas características que todas e todos precisam ter:

 

– Otimismo: sempre acreditar que vai dar certo.

– Autoconfiança: precisa acreditar em si mesmo, em seus talentos e opiniões.

– Coragem para aceitar riscos: precisa lidar bem com riscos.

– Desejo de protagonismo: desejo de reconhecimento, tomar as rédeas da sua vida e ser pleno.

– Resiliência e perseverança: não desistem facilmente. Superam desafios e vão até o fim.

Dicas para empreender

O que devo fazer para me preparar para tomar minha carreira como empreendedora ou empreendedor?

 

A resposta pode parecer simples: empreender.

 

Empreender significa superar desafios, aprender coisas novas, ter e colocar em prática novas ideias. Isso tudo sem falar nas demandas técnicas e práticas, como:

 

– Fazer fluxo de caixa,

– planejamento financeiro e de marketing,

– gestão de estoque e de pessoas,

– definição de políticas de bonificação…

– muitas coisas! E de áreas completamente distintas.

Enfim, se preparar para seguir a carreira empreendedora não é tão simples assim.

Existem 3 atividades fundamentais na vida de quem empreende: vender, entregar o produto, cuidar das finanças. Nenhum ser humano no mundo é capaz de fazer bem as 3 coisas!

Esqueça o mito de que “alguém irá roubar sua ideia”.

 

Quanto mais você falar da sua ideia, mais vai enxergar os pontos fracos e, assim, mais irá aproveitar os feedbacks para melhorar seu modelo de negócio.

Vá a todos os eventos, encontros, congressos, feiras, adicione e seja adicionado por todos no LinkedIn.

 

Seu objetivo agora é conseguir o máximo de clientes para validar o modelo operacional. Sendo assim, sua meta nesta fase é ter um problema que todo empreendedor gostaria de ter: “vender tanto e não saber como entregar”.


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